4 Dicas de Conservação Para MDF


Atualmente os móveis em mdf estão em alta, pois são acessíveis, populares, elegantes e com boa qualidade. Para você conservar MDF, algumas atitudes devem ser tomadas para manter essa linda mobília em seu lar.

Entre as preocupações que esse tipo de material exige, uma delas é não exceder no peso sobre os móveis mdf. Dessa forma, confira essa e outras dicas com MDF para preservar suas peças confeccionadas com essa modalidade de madeira.

1)  Proteja do sol

Os raios solares alteram a cor dos móveis em mdf, escurecendo-os, além de modificar suas texturas. Por isso, para conservar MDF busque uma posição de sombra. Se não tiver como barrar o sol, coloque cortinas ou películas de vidro nas janelas.
Outro problema que pode desgastar o móvel mdf é o excesso de calor provocado pelos equipamentos domésticos. As altas temperaturas diante das peças mdf desgastam a madeira, podendo entortá-la.
Diante disso, churrasqueiras, lareiras e fornos elétricos devem manter certo distanciamento do material em mdf.
Um microondas, por exemplo, é indicado ficar pelo menos cinco centímetros afastado da madeira em mdf. Essa separação ajuda ainda na ventilação do microondas.
Já os fornos elétricos não geram esse problema, já que os mesmos são desenvolvidos para dissipar o calor sem prejudicar os móveis.
O que se pode fazer também para deixar o calor longe do móvel mdf é utilizar materiais isolantes. Essa é uma das formas de cuidar do mdf, impedindo que o calor chegue à mobília.

2)  Saiba limpar corretamente

Uma das dicas de como cuidar do MDF é limpar utilizando detergente neutro. Veja o passo a passo para não errar na limpeza do móvel mdf.
·    Adicione detergente, o mesmo que lava louças, no lado macio da esponja.
·    A esponja deve estar levemente umedecida com água.
·    Depois de passar por todo o móvel mdf, seque com um pano macio.
·    Para conservar MDF, não é aconselhável utilizar produtos químicos, panos ou esponjas encharcadas, ceras, detergentes não neutros, lustra-móveis, saponáceos e palhas de aço.

3) Evite a umidade

Uma das dicas com mdf é não instalar estes móveis em locais úmidos, como nas lavanderias ou banheiro. Opte por peças impermeáveis nessas situações.
Caso tenha preferência pelo mdf em ambiente com umidade, fique sempre de olho em possíveis infiltrações na parede, e use vedantes nos móveis próximos a pia.
Para aumentar a proteção contra a água, procure ainda por mdf com chapa revestida. A chapa impede com que a água adentre na peça, aumentando sua durabilidade.
Outra orientação para cuidar do mdf é não deixar toalhas ou objetos molhados sobre as mobílias confeccionadas com este material.
4)  Carga excessiva
Procure não sobrecarregar, com muito peso, os móveis em mdf. A carga exagerada provoca irregularidades no material, podendo danificá-lo. Por isso, não sente no móvel e nem fique apoiado em suas portas, o que pode provocar desregulamento das mesmas.
Veja ainda outras dicas para conservar o mdf:
·    Evite colocar em sua superfície panelas, formas ou assadeiras quentes. Sempre use aparos para não passar calor para a madeira.
·    O mdf não é resistente a cortes, ao contrário da madeira maciça. Dessa forma, nunca faça uso de materiais pontiagudos sobre o móvel mdf.
·    Cuidado com canetas em geral, pois o contato destas podem deixar manchas.

Conclusão

O mdf é um material com boa qualidade e ao mesmo possui preço acessível. Diante disso, muitas pessoas estão investindo nele.
Uma vez que você adquiriu uma peça, é importante conservar mdf. Para isso, não deixe o móvel mdf em contato com o sol, proteja contra a umidade, limpe da maneira adequada e não exagere na carga sobre ele.

Comentários