Em tempo de
crise é provável que o seu negócio tenha sido afetado, como tanto outros, com a
queda ou estagnação de vendas, a imprevisibilidade de lucro nos meses seguintes
e a sujeição a fazer trabalhos que fogem de seu ideal. E uma pergunta vive a
martelar na sua cabeça: como vender mais
móveis?
Fez o que
acredita estar a seu alcance: parcerias com arquitetos e designs, participação
em feiras do setor, panfletagem, televenda, anúncio em jornais, publicações no
Facebook e investimentos em outdoors. Mas os resultados continuaram os mesmos.
E a questão
permanece: como melhorar as vendas, como atrair clientes na marcenaria, como
vender mais móveis?
Abaixo segue 3
dicas que vão te ajudar a resolver esse problema.
Foco no cliente
A chave para
conseguir vender mais na marcenaria pode
está ligada a uma mudança de pensamento. Talvez esteja muito concentrado com a
ideia de vender e se esquecendo que é preciso convencer o cliente que precisa
comprar.
Busque compreender
as necessidades de seu público e apresente soluções. Faça vídeos ou textos
explicando o porquê da necessidade de restaurar uma mobília, dê exemplos de seu
trabalho apresentando o “antes” e “depois.”
Em muitos casos,
as pessoas não sabem que é possível adquirir ou reformular móveis a preços
acessíveis.
Torna-se uma
autoridade no assunto, tenha a iniciativa e apresente ideias. Exponha
depoimentos de clientes satisfeitos com o seu trabalho e com o atendimento
personalizado. A satisfação com o trabalho naturalmente atrairá mais clientes a
marcenaria por meio de indicações.
Marketing
Se ainda não tem
um departamento de marketing, é bom começar a pensar em montar um, se quiser
continua a vender móveis
futuramente. Mesmo se contar com poucos recursos é possível iniciar com
investimentos modestos. Contrate um jovem aprendiz, um recém formado ou até
mesmo um estudante.
Com a tecnologia
cada vez mais acessível, obter vantagem em um mercado acirrado e com produtos
tão semelhantes, em termos de qualidade e preço, apostando apenas na sua
capacidade técnica e valor de mão de obra para vender mais na marcenaria é
tarefa cada vez mais complicada.
A estratégia do
mundo corporativo atualmente é investir na valorização da marca. Associar na
cabeça do público experiências positivas ao ver ou ouvir a sua marca, porque
isso vem sendo o fator determinante de persuasão.
E quem é capaz
de gerar uma imagem favorável a sua marca e melhorar as vendas na marcenaria e em qualquer outro negócio é
justamente o DP de marketing.
Ao definir, por
exemplo, que o que o seu público mais preza é agilidade e qualidade, os
profissionais do setor irão desenvolver toda uma política de comunicação que
ressalte essas qualidades na sua empresa, propagando exemplos práticos,
tornando-a sinônimo dessas virtudes na memória do consumidor.
Pós venda
Após vender o
móvel é interessante investir em mecanismo de pós venda, perguntando ao cliente
qual o seu grau de satisfação, se o produto está de acordo com sua necessidade,
se precisa de algum aperfeiçoamento.
A lógica nesse tipo
de prática é tentar fidelizar o consumidor garantido que sua experiência seja
positiva, porque é mais fácil e barato manter um cliente antigo do que
conquistar um novo.
Conclusão
As soluções para
vender mais na marcenaria nesse
período de crise e alta competitividade são focar no cliente propondo atender
suas necessidades, investir em marketing para fortalecer a imagem institucional
de sua marca, se diferenciando da concorrência, e garantir que o consumidor
tenha uma experiência positiva realizando ações de pós-venda.
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